PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais: saiba mais sobre elas

Você já ouviu falar do termo PANCs – plantas alimentícias não-convencionais? São plantas ou arbustos que crescem entre a vegetação rasteira e que para muitas pessoas é descartado ou sendo tratado como erva daninha, apesar do fato de décadas atrás elas fazerem parte de nossa dieta, especialmente em tempos de fome.

Vamos conhecer mais quais são essas plantas e se o seu consumo é permitido? Apenas ressaltando que este texto é de cunho informativo e não queremos incentivar ninguém a comer determinada planta, mas apenas informar que elas existem, e que sim, algumas pessoas adotam-nas em seu cardápio.

Se você se interessar, não deixe de pesquisar, conversar com seu médico, nutricionista antes de experimentar alguma PANC. Tudo bem? Então vamos falar quais são e também as suas propriedades.

PANC: o que são?

Muitas plantas ainda estão sendo estudadas pelos pesquisadores.

Os cientistas estimam que existem mais de 400.000 espécies de plantas na Terra, pelo menos metade delas são comestíveis para seres humanos. De fato, é perfeitamente possível que somos capazes de comer 300.000 espécies de plantas. E, no entanto, consumimos apenas uma pequena fração disso. 

Mas isso tem explicação pelo desconhecimento das propriedades das plantas, cultura, entre outros. Mas vamos para uma definição do que elas são.

Como bem definiu o guia sobre PANC, que pode ser baixado gratuitamente e foi desenvolvido pelo Instituto Kairos:

“A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Em outras palavras, quer dizer “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”. Imagine todas as plantas comestíveis que existem. Uma pequena parcela delas nós conhecemos, produzimos e comemos no dia a dia, sendo chamadas de plantas alimentícias convencionais. As que não conhecemos, não produzimos ou consumimos pouco são denominadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou PANC”.

Ou seja, dentro das PANC, estão aquelas plantas que não usamos para consumo, por falta de costume ou de conhecimento. São ainda consideradas “mato”, “inço”, mas conforme pesquisas elas tem boas propriedades e podem ser consumidas.

Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potência. São muitas plantas que ainda estão sendo investigadas, para descobrir as suas propriedades.

De forma resumida, as PANC são alimentos alternativos nutritivos e acessíveis. Inclusive, sendo utilizada em algumas partes do mundo para combater a nutrição. Quem adota em seu cardápio e sabe o que está fazendo, acaba complementando seu cardápio com PANC.

Algumas PANCS

A salsa também faz parte do grupo das PANCs, mas muitos já a utilizam em seu cardápio.

Vamos listar algumas PANCs para você conhecer. Talvez algumas delas você conheça, e desconheça que tem uso para fins comestíveis também. Confira a lista!

Dente de leão

O dente-de-leão, ou Taraxacum officinale, também é uma planta herbácea anual. É muito fácil de cultivar, porque as sementes germinam alguns dias após o plantio e crescem muito rapidamente em qualquer tipo de substrato ou solo. Em adição a um prato, é uma fonte muito interessante de proteínas , cálcio , ferro e vitaminas A, C e D .

Chicória

A chicória, conhecida cientificamente pelo nome de Cichorium intybum é uma planta herbácea perene que possui numerosos benefícios. Ajuda a aliviar os sintomas da doença hepática.

Acelga

Acelga contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C

Acelga ou Beta vulgaris var. cicla é uma planta herbácea anual de rápido crescimento que suporta muito bem a seca. Plante-as em seu jardim no início da primavera, e poderá colhê-las após oito semanas. Possui alto teor de vitaminas A e Cmagnésioferrofolatos (eles ajudam a manter o sistema imunológico forte e saudável).

Purslane

Purslane, ou Portulaca oleracea é uma das plantas que, mais do que em terra, recomendamos o cultivo em vaso, mesmo que anual. Eles crescem rapidamente, podendo cobrir áreas em muito pouco tempo. No entanto, tem um elevado teor de ácidos gordos omega 3cálciomagnésio e vitaminas A, B, C e E. Também é usado como laxante e diurético.

Esta planta contém mais ácidos graxos ômega-3 do que qualquer outro vegetal e pode ser um ótimo complemento para uma salada. Também é usado para engrossar sopas ou ensopados.

Salvia

Salvia é

Salvia, ou Salvia officinalis é uma planta aromática de lindas inflorescências lilás que você pode ter em sua horta. Mas, além de ser muito decorativa, também deve-se dizer que possui propriedades medicinais muito interessantes: alivia inflamações orais e dores de cabeçaequilibra o sistema nervosocombate infecções estomacais e também é anti-séptico.

Alecrim

O alecrim, ou Rosmarinus officinalis é uma planta arbustiva de crescimento lento que atinge uma altura máxima de 1m. É usado para aromatizar pratos de carne, mas também se destaca por suas propriedades medicinais: é desinfetanteestimulante e diurético. Há uma lenda que diz que o chá potencializa a sensação de bem estar.

Aspargos

Aspargos podem ser ótimos ingredientes de um prato, até mesmo uma torta salgada.

Os aspargos provêm de plantas conhecidas cientificamente como Asparagus officinalis. Eles são vivazes, crescendo a cada estação a partir do rizoma subterrâneo. Eles podem ser usados, por exemplo, misturados com ovos fritos, para fazer tortilhas ou como outro ingrediente para salada. Eles são ricos em vitamina C, potássio e fósforo.

Folhas de freixo

Eles podem ser consumidos crus, refogados ou cozidos no vapor e usados ​​como substitutos do espinafre.

Ora-pro-nobis

Ora-pro-nobis é utilizada em dietas veganas ou vegetarianas por seu alto teor de nutrientes

Muitos vegetarianos incluem essa planta em seu cardápio pelo fato de possuir alto teor de proteínas e fibras, além de possuir ferro e magnésio. Ultimamente tem aumentado a sua procura devido aos benefícios.

Por que cultivar PANC contribui para o planeta?

  • Você pode controlar o uso da água;
  • Você pode controlar o uso e o tipo de pesticidas;
  • A proporção geral de embalagem / comida é consideravelmente mais ecológica do que do mercado;
  • Alimentos frescos duram mais do que você compra no mercado;
  • Você acabará comendo menos alimentos embalados por padrão.

Como cultivar PANC?

PANCs podem ser cultivadas em casa.

Cultivar plantas domésticas comestíveis requer luz, água e nutrientes. Vamos as dicas:

• Encontre um recipiente que tenha orifícios de drenagem ou nos quais você possa fazer orifícios;

• Adicione as sementes ou transplante uma planta inicial e umedeça o solo;

• Se estiver usando sementes, cubra com filme plástico e coloque-o em uma área quente;

• Mantenha úmido e remova o invólucro após o início da germinação.

• As plantas maduras devem estar cheias, principalmente para exposições ensolaradas.

• A colheita dependerá da planta comestível em que você estiver cultivando.

•A polinização manual também pode ser necessária.

Verifique a embalagem ou o rótulo das sementes para determinar quando colher.



REFERÊNCIA

https://institutokairos.net/wp-content/uploads/2017/08/Cartilha-Guia-Pr%C3%A1tico-de-PANC-Plantas-Alimenticias-Nao-Convencionais.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *