Canudo biodegradável: por que incentivar empresas a usarem?

Canudos de plástico. Por que falar deles? Você sabia que um único canudo de plástico pode levar até 200 anos para se decompor? Por isso, a campanha global contra o uso de canudos de plástico vem ganhando adesões de diversas empresas.

Empresas estão cada vez mais apostando nos canudos biodegradáveis.

E aquelas empresas que não estão aderindo, podem acabar sendo alvo de consumidores que condenam o uso do produto por causa dos resíduos descartados no meio ambiente, como também multas que estão sendo previstas em cada Estado do país.

canudo de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo. Existem melhores alternativas para os canudos de plástico por aí, incluindo os de:

  • plásticos à base de plantas (PLA), comercializados como compostáveis ​​/ biodegradáveis;
  • bambu;
  • aço;
  • papel;
  • e até canudos feitos de palha.

Por isso, neste texto vamos refletir sobre a importância das empresas, nelas incluem, restaurante, hotéis, e outros segmentos para optar pelo canudo biodegradável e banir de vez o de plástico.

Afaste-se dos canudos de plástico em 3 etapas

Plástico demora muitos e muitos anos para se decompor.

J[á existem empresas que estão aos poucos deixando de usar os canudos de plásticos e essas tem encontrado alternativas mais viáveis. Se na sua empresa essa ainda não é uma realidade, aqui está como as empresas podem começar a dizer não aos canudos de plástico.

1) Comece aos poucos

Embora a mudança para uma alternativa de canudo de plástico possa levar algum tempo para ser implementada e acertada, há uma coisa que qualquer empresa pode fazer de maneira imediata e fácil: colocar uma política de “canudo opcional”. Ou seja, isso reduzirá imediatamente o número de canudos  em circulação.

Muitos estabelecimentos  já colocaram essa política em prática com grande sucesso. Você descobrirá que muitas pessoas ficarão felizes em beber diretamente de seu copo, garrafa ou lata, enquanto os clientes que precisam de canudos ainda podem obtê-los. Isso diminuirá rapidamente a demanda por canudos de plástico descartáveis.

2) Procure alternativas que funcionem para o seu negócio

Os canudos de papel são sempre uma boa alternativa, conforme apontam especialistas e consumidores que tem gostado da experiência do canudo biodegradável de papel. Neste caso, as empresas podem determinar alternativas, pesquisar seu desempenho, verificar as opções de compras e descobrir qual alternativa funciona melhor para suas necessidades, com base em vários fatores, a fim de tomar uma decisão informada.

Existem empresas comprometidas com a entrega de produtos biodegradáveis, opte por elas e traga mais credibilidade para a sua empresa.

3) Educar

Parte do processo é educar funcionários, hóspedes de hotéis e consumidores de restaurantes e bar. Embora a poluição por plásticos esteja nas notícias agora, você deve explicar o que está fazendo para destacar as mudanças positivas e incentivar a participação. 

Você pode até espalhar as notícias pelas mídias sociais, e mostrar que a sua empresa está aderindo a ações práticas em busca de um consumo mais consciente.

As empresas que ainda usam canudos de plástico de uso único devem abordar a maneira correta de lidar com eles, enquanto exploram maneiras de fazer a troca. 

Uma breve história dos canudos de plástico

Canudos de plástico estão há muitos anos presentes em nossa vida.

Em 1888, um homem chamado Marvin Stone estava bebendo um julep (bebida alcoólica) de menta em um dia quente de verão, quando seu canudo, feito de grama natural de centeio, começou a se desintegrar e deixou um resíduo arenoso na bebida.

Em vez disso, Stone fez um canudo de papel e registrou a primeira patente para um canudo e, em 1890, a Stone Industrial já produzia mais canudos do que cigarros.

Após a Segunda Guerra Mundial, os fabricantes americanos começaram a produzir em massa produtos plásticos para os consumidores, que precisavam de um novo mercado em vez do plástico da guerra. Na década de 1960, as empresas produziam canudos de plástico a uma taxa cada vez mais alta.

E estes números, foram apenas aumentando. Em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico. E por mais que pareça uma ação pequena, é assim que se começa a fazer a mudança, transformando hábitos das pessoas.

Produção de plástico e poluição dos oceanos

Plástico está muito presente no lixo encontrado em mares nos oceanos.

À medida que a produção de plásticos aumenta, o mesmo ocorre com o meio ambiente, especialmente nos oceanos. 

Canudos de plástico são uma parte importante desse efeito. Os canudos de plástico foram projetados como um produto de uso único que usamos para consumir bebidas antes de jogá-los fora após um único uso. No entanto, os canudos de plástico não são recicláveis ​​e fornecem quantidades significativas de resíduos que acabam em aterros sanitários ou em nossos oceanos.

Um único canudo de plástico pode levar até 200 anos para se decompor. Os canudos de plástico não são biodegradáveis, mas fragmentam-se lentamente em plásticos cada vez menores (também conhecidos como microplásticos), que peixes e animais marinhos confundem com os alimentos ao ingerir o plástico.

Estima-se que até 71% das aves marinhas e 30% das tartarugas acabam ingerindo plástico no estômago.

Além do estrangulamento da vida marinha, a principal razão pela qual o plástico é tão perigoso é que ele libera substâncias químicas tóxicas como o bisfenol A (BPA) quando se decompõe. 

Canudos de plástico são feitos de polipropileno, um subproduto do petróleo que é essencialmente o mesmo material que alimenta nossos carros. Portanto, quando os canudos de plástico começam a se decompor, eles liberam toxinas nocivas, como o BPA, que poluem nossos oceanos.

Devido a esses efeitos negativos, muitas indústrias em todo o mundo começaram a proibir canudos de plástico , e optaram por outras alternativas.

Proibições crescentes sobre o canudo de plástico

Canudos biodegradáveis estão sendo uma boa opção sustentável.


Muitos países estão começando a restringir plásticos de uso único, como canudos e sacolas plásticas. Em 2002, a Irlanda impôs um imposto sobre sacolas plásticas, seguido de uma redução de 94% no uso de sacolas plásticas. Até 2017, 28 países impuseram proibições ou impostos sobre sacolas plásticas.

É um primeiro passo importante para limitar drasticamente o plástico no oceano, motivando psicologicamente as pessoas a se envolverem em comportamentos semelhantes.

Uma resposta para “Canudo biodegradável: por que incentivar empresas a usarem?”

  1. E precisamos viver isso no nosso dia-dia, para melhorarmos a qualidade ambiental de nosso planeta. Sou Guia de Turismo costumo priorizar esse assunto com os meus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *