Quais são os materiais que podem ser reciclados?

Hoje iremos falar sobre uma das questões que mais geram perguntas: quais materiais podem ou não ser reciclados.

 

Mas qual a importância e por que reciclar o lixo?

Você sabe que a reciclagem é fundamental para a sobrevivência da espécie humana e também para o aproveitamento sustentável, reduzindo assim a quantidade de rejeitos e diminuindo a procura por novas matérias-primas.
E para que isso seja possível, vamos te mostrar nesse artigo quais são os materiais que podem ser reciclados.
Primeiramente vamos diferenciar os 3 R’s da sustentabilidade, lembrando que no artigo anterior falamos sobre os 5 R’s e como eles são muito importantes na educação ambiental, mas neste artigo vamos focar em apenas 3 R’s: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.
Conheça melhor cada uma dessas ações sustentáveis
  • Reduzir: quando pensamos em diminuir a quantidade de lixo, pensamos em um consumo mais consciente, evitando assim o desperdício de materiais em geral. Por isso, procure analisar bem antes de realizar uma compra se você realmente precisa daquilo, pois, além de diminuir o consumo, ainda é possível economizar.
  • Reutilizar: usando a criatividade, é possível reutilizar os objetos antes de descartá-los, encontrando novas aplicações e utilidades para esses objetos e diminuindo assim o desperdício.
  • Reciclar: após reduzir e reutilizar, está na hora de reciclar. Neste momento saber exatamente o que pode ser reciclado é a melhor forma de ajudar nesse processo que visa minimizar o impacto ambiental.

Em geral é possível reciclar plásticos, metais, papéis e vidros. Confira abaixo alguns exemplos:

PLÁSTICO
Reciclável: copos, sacos e sacolas, frascos de produtos, tampas, potes, embalagens PET, canos e tubos de PVC.
Não Reciclável: cabos de panela, adesivos, espuma e embalagens metalizadas.
METAL
Reciclável: tampinhas de garrafa, latas, panela sem cabo, arames, chapas, canos, pregos, parafusos e ferramentas.
Não Reciclável: clipes, grampos, esponja de aço, aerossóis, latas de tinta e latas de solventes químicos.
PAPEL
Reciclável: jornais, revistas, listas telefônicas, papel sulfite, folhas de caderno, caixas em geral, rascunhos, envelopes e cartazes.
Não Reciclável: etiquetas adesivas, papel carbono, papel celofane, papel sanitário, papel plastificado, guardanapos, fita crepe e papel fotográfico.
VIDRO
Reciclável: garrafas, potes de conservas, embalagens, frascos de remédios, copos e até mesmo os cacos desses materiais mencionados.
Não Reciclável: boxe de vidro temperado, louças, espelhos, cerâmicas, óculos, pirex e vidros especiais.

E quais são os materiais que não podem ser reciclados?

Resíduos contaminantes, como pilhas e baterias que devem ser descartados corretamente. Os resíduos hospitalares, seringas, agulhas, entre outros, também devem ter um descarte apropriado. Os chamados rejeitos, como o papel higiênico, absorventes, guardanapos de papel sujos, lenços, espuma, espelhos, cerâmica, tijolos, entre outros. E quando falamos de lixo doméstico, restos de comida, cascas de legumes, frutas, entre outros, podem servir para compostagem doméstica.
Saiba que esses atos são muito importantes, assim podemos criar hábitos e atitudes que ajudam na preservação do nosso planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *