Ecofelicidade: o equilíbrio entre você, o outro e a natureza

Você já parou para refletir o que é felicidade para você?! Se não, faça esse interessante exercício e perceba que o conceito varia de pessoa para pessoa. Para uns, a felicidade é o fim; para outros, o caminho. Para alguns, é a solitude, enquanto que, para outros, é a comunhão. Uns se contentam com menos; outros, com mais. E por aí vai… A grande verdade é que estamos constantemente em busca da tal felicidade, mas são poucos que sabem dizer como atingi-la em sua plenitude. De qualquer forma, atualmente existe um termo que está aí para trazer uma nova percepção do tema: a ecofelicidade. E aí, pronto para descobrir uma nova abordagem sobre o assunto?!

Par, Séniores, Pensionistas, Idade, Silhueta
Ecofelicidade: um novo olhar sobre o conceito da felicidade.

Ecofelicidade: um novo conceito relacionado à felicidade em comunhão com a sustentabilidade

Como deu para perceber na nossa introdução, o conceito de felicidade é algo relativo. Todavia, conforme a ecofelicidade, existem três pontos de equilíbrio perfeitamente possíveis de serem alcançados e que vão aumentar o potencial individual de bem-estar, paz interior e felicidade. São eles:

  • Equilíbrio nas relações que estabelecemos com o nosso eu interior;
  • Equilíbrio nas variadas relações que exercemos, diariamente, com o outro; e
  • Equilíbrio nas relações que estabelecemos com o ambiente em que estamos inseridos e garante a sobrevida humana.

Segundo afirma Alfredo Cordella, presidente da ONG Rede Cidadania e criadora do termo ecofelicidade, o sentido do prefixo eco tem raízes lá atrás, quando ecologia passou a ser entendido como a ciência das relações que estalecemos com a nossa casa. A partir daí, juntou o entendimento de felicidade, que, para a ONG, é conquistada por meio do equilíbrio, formando, então, a ecofelicidade.

Pessoas, Mulher, Viagens, Aventura, Caminhada, Montanha
Conforme a ecofelicidade, existem três pontos de equilíbrio perfeitamente possíveis de serem alcançados e que vão aumentar o potencial individual de bem-estar, paz interior e felicidade.

O conceito é tão recente que em novembro de 2019, tendo em vista dar mais holofote ao assunto, a ONG lançou o movimento Ecofelicidade e organizou o primeiro congresso sobre o tema na cidade de Santos. Dentre as atividades realizadas no evento, houve a conferência sobre “A neurociência e a compreensão dos estados de felicidade”, além de uma mesa de debates com o tema “A sacralização do meio ambiente: uma estratégia de sobrevivência”, que busca estimular uma reflexão sobre a importância de considerarmos o nosso meio ambiente como um espaço sagrado.

Os três pontos de equilíbrio da ecofelicidade

No nosso texto sobre minimalismo, nós refletimos sobre a felicidade, questionando se o excesso de consumo realmente te faz feliz e satisfeito. De certo modo, a ecofelicidade está alinhada com este conceito, mas ela vai ainda além. Para a sua melhor compreensão, vamos debruçar mais a respeito sobre os seus três pontos de equilíbrio.

1. Equilíbrio consigo mesmo

Também chamado de equilíbrio interior, esse ponto da ecofelicidade diz respeito ao autoconhecimento. Como ser verdadeiramente feliz se você sequer se conhece?! Ou sequer se observa e sabe quais são suas angústias e anseios?! Pois é, parece um pouco improvável atingir a felicidade sem saber responder essas questões… Aliás, pessoas que perdem esse equilíbrio consigo mesmo acabam perdendo na mesma proporção o valor que dão à vida. Já parou para pensar nisso?!

Meditação, Budismo, Monge, Templo, Panorama, Budista
No Butão, o país mais feliz do mundo, o bem-estar da sua população está acima de suas questões financeiras.

Conhecer a si mesmo e saber o que realmente deseja é um grande passo para nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. Estar em contato com o corpo, a saúde e a vida de forma leve, prazerosa e despida de pré-julgamentos, máscaras e padrões sociais, é um dos principais fatores que nos fazem atingir de fato a felicidade. Não à toa, o Butão é considerado o país mais feliz do mundo justamente porque o bem-estar da sua população está acima do próprio dinheiro, havendo, inclusive, um novo elemento na sua economia, a Felicidade Interna Bruta.

2. Equilíbrio com o outro

Nesse ponto da ecofelicidade, afirma que bons relacionamentos colaboram para fazer com que as pessoas sejam mais felizes. Mas não só isso! Questões como empatia, sororidade, gratidão, respeito e tolerância são extremamente importantes na construção desse relacionamento com o outro, mas que, muitas vezes, são esquecidas e deixadas de lado.

Aperto De Mão, Oi, Amizade, Mãos, Crianças
Questões como empatia, sororidade, gratidão, respeito e tolerância são extremamente importantes na construção do relacionamento com o outro.

Importante ressaltar que a comunicação é o principal meio para se resolver conflitos e conectar as pessoas de forma mais empática, autêntica e compassiva. Por meio da conversa e da escuta ativa, são estabelecidos vínculos de confiança com as relações a nossa volta, seja de amizade, de família ou amorosa. Só assim serão estabelecidos relações de profundidade com as pessoas, o que é justamente um dos pontos de equilíbrio da ecofelicidade.

3. Equilíbrio com o meio

Por fim, mas não menos importante, a ecofelicidade aborda a questão do equilíbrio com o meio, pois todas essas relações têm como cenário o ambiente onde estamos inseridos. Aliás, é justamente aqui que vem o prefixo eco, o qual, como já falamos acima, refere-se à ecologia, que nada mais é do que a ciência das relações que estalecemos com a nossa casa – ou meio, por que não?! Então, no caso deste equilíbrio sobre o qual estamos falando, diz respeito ao buscar a harmonia do viver em sintonia com a natureza de maneira ecológica.

Segundo a ONG Rede de Cidadania, que começou com o movimento da ecofelicidade, a ideia está baseada no fato de que o desequilíbrio com o meio-ambiente nasce, na verdade, no desequilíbrio com o eu interior. Por exemplo, temos a questão do lixo, que sabemos que um de seus principais responsáveis é o excesso de consumo. E o porquê do consumir demasiadamente?! Muitas vezes, é para preencher um vazio interno que, se buscassem de fato o equilíbrio consigo mesmo, poderia ser resolvido de uma maneira mais saudável tanto para as pessoas como para o meio-ambiente.

Mountain Lake, Pessoa, À Procura, Vista, Planalto, Água
Um dos pontos do equilíbrio da ecofelicidade é justamente com o meio em que estamos inseridos. É fundamental buscar viver em harmonia com o todo.

E você, qual é sua relação referente a esses três pontos de equilíbrio citados acima?! Considera-se equilibrado?! Se sim, então parabéns, pois você sabe o que é na pele o conceito de ecofelicidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *