Cisterna: usando a água da chuva em seu favor e do meio-ambiente

Em quase todos os verões, há sempre problemas relacionados com o excesso de chuva, que deixam cidades debaixo da água. Depois, no inverno, há problemas relacionados justamente com o escassez de água, pois não se chove mais. Então, por que não captar a água da chuva para nos prevenir na época da seca, não é mesmo?! Pode parecer até óbvio, mas muita gente negligencia isso. Mas não mais você! Conheça agora o que é cisterna e como ele pode utilizar a água da chuva em seu favor e do meio-ambiente.

Chuva, Tempo Chuvoso, Mau Tempo, Porto, Molhado, Rua
Entenda o que é cisterna e como ele pode utilizar a água da chuva em seu favor e do meio-ambiente.

O que é cisterna?!

Para quem não sabe, cisterna nada mais é do que um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser da água potável, água da chuva ou água de reúso. Por isso, tendo em vista as diversas finalidades, existem vários tipos de cisternas, dentre elas a compacta, usada por casas e edifícios com menos espaço ou que não tem interesse em fazer reformas – que pode muito bem ser o seu caso.

Independentemente do modelo de cisterna, é inegável a sua importância para a economia da água – tanto em termos ecológicos, como financeiros. Isso porque dados afirmam que o utensílio possibilita economizar até 50% no valor da conta da água, já que viabiliza o aproveitamento tanto do recurso proveniente da chuva quanto de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. Ou seja, não há quem consiga negar que a cisterna é um super aliado do meio-ambiente.

Mãos, Macro, Natureza, Outdoor, Planta, Chuva, Solo
A cisterna possibilita a economia de até 50% no valor da conta da água, pois aproveita tanto o recurso proveniente da chuva quanto de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro.

Parece óbvio, mas é importante reforçar: economizar água é um hábito muito importante, pois ajuda a prevenir as cada vez mais frequentes crises hídricas e ainda poupa os recursos naturais. Por isso, ao usar uma cisterna para coletar a água da chuva, por exemplo, é possível utilizá-la para limpar o quintal, regar plantas ou dar descarga, sem a necessidade de usar a água potável para isso. Desse modo, você alivia a pressão sobre os mananciais, já que ajuda a diminuir a demanda pelos recursos necessários para o tratamento da água.

Como realizar a captação da chuva?!

Como é de se imaginar, não basta criar um reservatório de qualquer jeito para captar a água da chuva. Se não tomar os devidos cuidados, você pode, inclusive, estar criando um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue e outros insetos – já parou para pensar nisso?! Por isso mesmo, a captação da água precisa ser feita de forma segura.

Tanto os modelos de alvenaria quando os de fibra ou plástico garantem conforto e segurança para você. Por demandar obras e, por conseguinte, custar mais, a cisterna de alvenaria acaba sendo desnecessária para o uso doméstico, o que faz dos outros modelos melhores opções. Dentre eles, há as minicisternas da Casológica, da Tecnotri e da Waterbox, todas comercializadas na Loja eCycle. Além de serem de fácil instalação, elas garantem as mesmas funcionalidades de uma cisterna maior, sem ocupar muito espaço. 

Edifícios, Gotículas, Gotas, Vidro, Poste, Líquido
A água recolhida pela cisterna proveniente da chuva é não potável, pois pode conter substâncias de não consumo humano. Todavia, maior parte das atividades que envolvem água não precisa que ela seja potável.

Ah, e não se esqueça: por ter origem pluvial, a água coletada não é considerada potável, não sendo adequada para consumo humano, pois pode conter poeira, fuligem, sulfato, amônio, nitrato e entre outras substâncias. Contudo, para limpar pisos, quintais, calçadas, irrigar plantas, jardins e dar descargas, a água não precisa ser potável.

Como funciona a minicisterna?!

Vamos supor que você vá investir em uma minicisterna, tendo em vista que ela será utilizada para o uso doméstico, não havendo necessidade de adquirir uma grande de alvenaria. Pois bem, então a pergunta que fica é: como ela funciona?! É justamente sobre isso que falaremos agora!

Guarda Chuva, Noite, Chuva, Escuro, Urbanas, Cidade
Ao adquirir uma minicisterna, você estará utilizando a água da chuva para fazer atividades domésticas, economizando, assim, um bom dinheiro – além de estar fazendo um bem enorme ao meio-ambiente.

No caso de uma minicisterna, ela será acoplada diretamente nas calhas. Quando chover, a água captada será levada pelas calhas até a um filtro, em que as impurezas, como folhas ou pedaços de galhos, serão eliminadas. Além disso, alguns modelos possuem um separador da primeira água da chuva, que pode conter, por exemplo, sujeiras do telhado. E pronto! A água será toda armazenada no reservatório, que deve conter, além de uma torneira em sua parte inferior para facilitar a utilização e limpeza, um extravador (sempre com uma tela do tipo mosquiteiro) para que escoe todo o excesso. Nesse caso, ele pode até estar conectado com uma segunda cisterna e por aí vai ad infinitum, se for o caso…

Uma observação importante é que, quando for escolher sua minicisterna, é interessante também optar por modelos que possam ser acoplados justamente no extravador acima mencionado. Isso porque lhe dará a oportunidade de, caso você queira ou precise, aumentar a sua capacidade de armazenamento da água da chuva. Por fim, nunca se esqueça de que cada litro de água pesa um quilo, de modo que o local onde você for colocar sua cisterna deve aguentar o peso dela cheia.

Depois da cisterna já instalada, aí é só alegria! Você estará com a sua consciência ambiental, assim como o seu bolso, feliz, pois sabe que poupar água é uma atividade ecologicamente amigável e que, além disso, reduz consideralvemente os seus gastos.

Chuva, Gotas, Gotejamento, Chuveiro, Cena, Molhado
A cisterna é uma ação simples e sustentável que pode trazer grandes mudanças para toda sociedade e, principalmente, para o meio-ambiente.

E aí, você se convenceu em ter uma cisterna em casa, tendo em vista que ela é uma excelente solução no combate a escassez de água?! Como pode perceber, o reservatório é uma ação simples e sustentável que pode trazer grandes mudanças para toda sociedade e, principalmente, para o meio-ambiente. Portanto, não fique de fora e faça parte deste movimento em prol do uso consciente da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *